Como emagrecer com saúde

A celulite é uma palavra de origem latina cientificamente chamada hoje de lipodistrofia ginóide que significa inflamação do tecido celular foi descrita pela primeira vez na década de 1920. Ocorre geralmente em mulheres após a adolescência . Estudos revelam que cerca de 90% das mulheres têm celulite e que nem todas têm excesso de peso. Ela aparece geralmente nas coxas e nas nádegas. Isso acontece devido ao hormônio estrogênio que faz com que a mulher acumule mais gordura do que o homem, e à medida que a pele envelhece fica mais fina tornando a celulite mais evidente. Outras causas da celulite: hereditariedade falta de atividade física, cigarro, maus hábitos alimentares, alterações nos processos circulatórios (KEDE & SABATOVICH, 2003).

 

No estudo de Sandoval 2003 foi concluído que fatores mecânicos podem afetar a aparência da celulite, tais como: alterações ortostáticas, descalço e alterações da coluna lombar, como a hiperlordose.

 

Além disso, houve relato na literatura que, nas áreas onde a celulite foi evidente, a aparência da pele mudou em função da posição do membro inferior (DAVID, 2011). Portanto os autores concluíram que a postura corporal tende a comprimir o tecido adiposo em áreas específicas, aumentando assim a aparência das depressões.

A celulite pode ser tratada, amenizada e prevenida por meio de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos, cuidados dermatológicos e cuidados estéticos Mesoterapia, Endermologia, Drenagem Linfática Manual, Ultra-sons, Electro-estimulação (SILVA & MOURA, 2007).

 

 

Classificação da celulite

 

Grau 1: As ondulações só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes.

 

Grau 2: As ondulações já são percebidos sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.

 

Grau 3: os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Pode haver dor local (GUIRRO & GUIRRO, 2006).  

 

Patologia da celulite

 

No tecido adiposo, existem algumas fibras ao redor da célula que se ligam à musculatura encontrada abaixo e que separam as células adipócitas em grupos. Na mulher essas fibras são retas e perpendiculares a pele permitindo que quando há um aumento dessas células, a gordura se insinue na pele formando as famosas covinhas de depressões.

No homem as fibras são oblíquas e quando a gordura a aumenta é formada para baixo em direção ao músculo e não em direção a pele como nas mulheres. (CARDOSO, 2002).